Nyx/A Noite - Rosan "Uma Vida Não Basta Ser Vivida. Ela Precisa Ser Sonhada" (Mario Quintana) |
Esta página funciona como uma grande Colcha de Retalhos... Divagações, Indagações, Contações...Participe... Vamos "costurar" juntos...? Envie suas sugestões ou matérias, indicando seu nome e o nome do autor para sonhosoficina@uol.com.br
Além do conteúdo permanente publicado nesta página, acompanhe também "postagens" adicionais pelo Marcador "Contações" e/ou "Arquivo do Blog" na barra lateral direita.
NESTA PÁGINA
As Respostas...
Oficina de Mitologia Grega em São Paulo
A Natureza/F. Lanting
Ecologia e Mitologia/J. Campbell
Ecologia e Cosmos/F. Capra
Ecologia e Arte/F. Krajcberg.
AS RESPOSTAS...
OFICINA DE MITOLOGIA GREGA EM SÃO PAULO
Ler os relatos míticos com olhar metafórico poético, penetrar na mitologia e tornar-se parte dela.
Através do que sentimos, do Pathos em nós, entrar nos mitos, viver os mitos em nós...
"Afinal, quando a vida se inflamava, no desejo ou no sofrimento, ou mesmo na reflexão, os herois homéricos sabiam que ali havia um deus em ação..." (R.Calasso).
A Oficina é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Saúde, Prefeitura do Município de São Paulo, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, CAPS Itaim Bibi e Clínica Oficina Kairos.
Oficina permanente.
Coordenação: Ajax Pérez Salvador, Psicoterapeuta e Psiquiatra, Gerente do CAPS III Itaim Bibi, Mestre/USP e Wládia Beatriz P.Correia, Psicoterapeuta Psicologia Arquetípica, Psicóloga Especialista em Saúde Coletiva HCFM USP.
Quando: 5.as feiras, das 15:00 às 16:30 horas
Onde: Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima (Auditório- Piso térreo )
Av. Henrique Schaumann, 777 (esquina com Cardeal Arcoverde) - Pinheiros - São Paulo
Contato: 3082-50-23
A atividade tem entrada franca. Não precisa inscrição prévia. É só comparecer e participar...
Em 2011, oficina de Mitologia Grega, conforme acima, comemorou 10 anos de existência...
Para celebrar o evento, festejar o Natal e o último encontro de 2011, o grupo se reuniu na quinta-feira passada, 15 de dezembro, e "rememorou", de forma diferente do usual, a leitura de Edipo em Colono, texto que serviu de fio de Ariadne durante os encontros deste ano...
Video, biodança, versos, depoimentos... e quitutes deliciosos, tanto literalmente como metaforícamente...
Tudo regado a muita alegria, camaradagem e amizade, numa atmosfera singela, acolhedora e descontraida...
Os deuses e as Musas foram convidados e ... compareceram... nos brindaram com sua presença...
Kazuka Nakata, especialista em Biodança e membro da oficina de mitologia, levou o grupo numa viagem mágica: revivemos através do corpo, do movimento, da dança e da música o exílio, a errância, o não-saber, a cegeira, o indeterminado, o delírio, a viagem a Hades, o despojamento, a morte, o mistério, o ver de olhos fechados, com outros olhos... sentir tudo isso no corpo, passando pelo corpo, vaso sagrado da alma...Intercalando sabiamente momentos de quietude, cada um consigo mesmo, e momentos de estar em par, de estar em pequenas rodas e na grande roda, de procurar o outro, a mão do outro, de olhos fechados, dançar com o outro, num ritmo buscado, encontrado, consensado, de mútua confiança e acolhimento...
Especial, muito especial...
FOTOS LÍRICAS DA NATUREZA, POR FRANS LANTING...
Terra em Camadas - Rosan |
Neste slideshow impressionante, o celebre fotógrafo da natureza, Frans Lanting, apresenta o projeto LIFE, uma coleção poética de fotografias que conta a história de nosso Planeta, do seu início explosivo à presente diversidade.
Trilha sonora de Phillip Glass. Com legenda em português.
Rosanna Pavesi/Nov. 2011
Rosanna Pavesi/Nov. 2011
ECOLOGIA E MITOLOGIA
![]() |
The Azure Vault/Rosan ECOLOGIA E COSMOS |
"O Universo como um Todo...
Refletindo a respeito do planeta como um ser vivo, somos naturalmente levados a fazer perguntas
sobre sistemas de escalas maiores. Seria o Sistema Solar uma rede autopoiética?
E a galáxia? E quanto ao universo como um todo? O universo seria vivo?
Com relação ao Sistema Solar, podemos dizer com alguma confiança
que ele não parece ser um sistema vivo.
Na verdade, foi a notável diferençá entre a Terra e todos os outros planetas do Sistema Solar
que levou Lovelock a formular a hipótese de Gaia.
Até onde diz respeito à nossa galaxia, a Via-Láctea,
não estamos perto de maneira alguma de ter os dados necessários
para levar em consideração a pergunta "Ela é viva?"
e quando mudamos nossa perspectiva para o universo como um todo
também atingimos o limite da conceitualização.
Para muitas pessoas, inclusive para mim mesmo,
é filosófica e espiritualmente mais satisfatório supor que o cosmos como um todo é vivo,
em vez de pensar que a vida na Terra existe dentro de um universo sem vida.
No entanto, dentro do arcabouço da ciência,
não podemos - ou pelo menos, ainda não podemos - fazer tais afirmações.
Uma coisa que podemos dizer a respeito do universo é que
o potencial para a vida existe em abundância por todo o cosmos." (p.175)
Ecologia Profunda
"O sentido em que eu uso o termo "ecológico" está associado com uma escola filosófica específica, que foi fundada prlo filósofo norueguês Arne Naess, no início da década de 70 (1970), com sua distinção entre "ecologia rasa" e " ecologia profunda". Esta distinção é hoje amplamente aceita como um termo muito útil para se referir a uma das principais divisões dentro do pensamento ambientalista contemporâneo.
A ecologia rasa é antropocêntrica, ou centralizada no ser humano. Ela vê os seres humanos como situados acima ou fora da natureza, como a fonte de todos os valores, e atribui apenas um valor instrumental ou de "uso" à natureza.
A ecologia profunda não separa os seres humanos - ou qualquer outra coisa - do meio ambiente natural. Ela vê o mundo não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes.
A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular da teia da vida. Em última análise, a percepção da ecologia profunda é uma percepção espiritual ou "religiosa". (pp.25-26)
Novos Valores
Pensamento Valores
Auto Afirmativo Integrativo Auto Afirmativo Integrativo
racional intuitivo expansão conservação
análise síntese competição cooperação
reducionista holístico quantidade qualidade
linear não linear dominação parceria "
(p.27)
Vínculo entre Ecologia e Psicologia
"O vínculo entre uma percepcão ecológica do mundo e o comportamento correspondente não é uma conexão lógica, mas sim psicológica.
O vínculo entre ecologia e psicologia, que é estabelecido pela concepcão do eu psicológico, tem sido explorado recentemente por vários autores. O historiador cultural Theodore Roszak utiliza o termo "ecopsicólogia" para expressar a conexão profunda entre esses dois campos os quais, até muito recentemente, eram completamente separados. "(p.29)
Planeta Terra: Nossa Nau - Rosan |
"Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras..."
(p.24)
(Fonte: Fritjof Capra, A Teia da Vida, (São Paulo: Cultrix, 2000)
Rosanna Pavesi/Set. 2011
![]() |
Frans Krajcberg ECOLOGIA E ARTE |
Estudou engenharia e artes na Universidade de Intgrad. Residiu na Alemanha, prosseguindo seus estudos na Academia de Belas Artes de Stuttgart.
Chegou ao Brasil em 1948, vindo participar da oitava Bienal de São Paulo em 1951. Entre 1948 e 1954 viveu entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde produziu os seus primeiros trabalhos, fruto do contato direto com a natureza.
Em 1964 executou as suas primeiras esculturas com madeiras de cedros mortas. Realizou diversas viagens à Amazônia e ao Pantanal Matogrossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados.
No sítio, uma área de 1,2 Km quadrados, um resquício da Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas. O litoral do município é procurado, anualmente, no inverno, por baleias-jubarte. No sítio, dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino, abrigam atualmente mais de trezentas obras do artista. Futuramente, com mais cinco construções projetadas, pretende-se construir o Museu que levará o nome do artista.
Ao longo de sua carreira, o artista denunciou queimadas no estado do Paraná, denunciou a exploração de minérios no estado de Minas Gerais, denunciou o desmatamento da Amazônia brasileira, defendeu as tartarugas marinhas que buscam o litoral do município de Nova Viçosa para desova, entre outras...
(Fonte imagens: Google)
Para quem quiser saber mais, acessar o site: http://www.frans-krajcberg.com/
Uma homenagem à poética de uma vida longa, associando arte e ecologia...
Rosanna Pavesi/Novembro 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário