quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SOBRE SONHOS...

PEDRA DE BOLLINGEN



Face Posterior



Face Anterior




Face anterior da Pedra de Bollingen, esculpida por C.G. Jung. A pequena figura no centro é a pupila (você mesmo) que você vê no olho de outra pessoa. A inscrição grega, traduzida por Jung, diz o seguinte:

"O tempo é uma criança - brincando como uma criança - brincando sobre um tabuleiro de xadrez - o reino da criança. É Telésforo, que erra pelas regiões sombrias do cosmos e brilha como uma estrela elevando-se das profundezas. 
Ela indica o caminho para as portas do sol e para a terra dos sonhos". 
(C.G. Jung, Memories, Dreams, Reflections -p.227) 






Cidade de Sonho - Rosan

SOBRE SONHOS...

Desde a Antiguidade os sonhos sempre despertaram o interesse da humanidade.
Na Antiga Grégia havia o processo de incubação de sonhos nos Santuários de Asclépio, o deus da cura.
As pessoas  que procuravam os Santuários estavam  sofrendo e doentes.
Lá chegando, subtemiam-se a ritos de purificação e eram convidadas a dormir no Templo.
Alí deveriam esperar ter "o sonho certo". Tendo o sonho certo, a pessoa despertava curada...

Na Tradição Judaico-Cristã, o sonho aparece muitas vezes em forma de revelação ou profecia, como na história de José do Egito, que escapa da sanha do Faraó antecipando os desígnios de Deus através de sonhos premonitórios.

Através dos séculos, a Religião, a Filosofia, a Medicina e mais recentemente a Psicologia se encarregam de tentar desvendar os segredos desta experiência absolutamente universal do ser humano.

No Universo das Artes, o sonho serve de inspiração a criadores das mais diversas formas de expressão: na literatura, nas artes plásticas, na música, no drama. Mas foi noséculo XX que a expressão onírica tomou forma nos quadros e esculturas surrealistas, no cinema de imagens, nas narrativas não-lineares.

Acolhendo o sonho -  O sonho é feito de um material tênue, delicado, que se revela, ganha vida e atua apenas quando nos importamos com ele, quando nele depositamos nossa atenção e energia. Saber acolher essas "visitações" com interesse e atenção profundos e verdadeiros é fundamental.

Também importante é criar o clima propício, ou seja, a atmosfera adequada, respeitosa e confiante, para que o sonhador possa se depositar, trazendo as suas imagens com a intensidade emocional que elas possuem. Para "sentir o sonho" é necessário despir-se de todo o saber, de toda a leitura, de todas as idéias preconcebidas. É preciso ficar com as imagens, deixá-las falar, se expressar, se desdobrar, ouvir e ver através delas, deixar-se afetar por elas, pois a princípio elas já contêm tudo de que precisam...


Rosanna Pavesi/jan.2012

Nenhum comentário: