sábado, 13 de outubro de 2012

SOBRE INDIVÍDUO E INDIVIDUALIDADE...


By A. Tapies


SOBRE INDIVÍDUO E INDIVIDUALIDADE...


Mais uma diferenciação, sutil e delicada,  que merece ser feita...

"Deve-se fazer uma distinção entre a individualidade e o indivíduo.
O indivíduo é determinado, por um lado, pelo princípio de ser único e de ser distinto e, por outro, pela sociedade à qual pertence. Ele é um elo indispensável na estrutura social"
(C.G. Jung - The Structure of the Unconscious, CW 7, par. 519)


Sobre Indivíduo:

Único e diferente de todos os outros, distinto daquilo que é coletivo.
O indivíduo é, precisamente, aquele que jamais pode ser confundido com o coletivo e que nunca é idêntico a este.

O ponto de vista individual não é necessariamente antagônico às normas coletivas, mas apenas diferentemente orientado.

"O modo individual jamais pode se opor diretamente à norma coletiva, porque o oposto de uma norma coletiva poderia ser apenas uma outra norma, se bem que contrária; mas o comportamento individual jamais pode ser, por definição, uma norma".
(C.G. Jung, Definitions, CW 6, par.761)

Jung acreditava que a sobrevivência de um indivíduo dentro de um grupo dependia não apenas de uma autocompreensão psicológica, mas também da experiência pessoal de uma verdade mais elevada.

"A resistência à massa organizada somente pode ser efetuada pelo homem que é tão bem organizado em sua individualidade quanto a propria massa."
(C.G. Jung, The Undiscovered Self,  CW  10, par. 511)

Sobre Individualidade:

Qualidades ou características que distinguem uma pessoa da outra.

"Por individualidade, entendo a peculiaridade e singularidade do indivíduo em todos os aspectos psicológicos. Tudo o que não é coletivo é individual, tudo aquilo que de fato pertence somente a um indivíduo e não a um grande grupo de indivíduos."
(C.G. Jung, Definitions, CW 6, par. 756)

"O individuo psicológico ou sua individualidade tem uma existência inconsciente, a priori, mas existe, conscientemente, apenas na medida em que ocorre a consciência de sua natureza peculiar... É necessário um processo consciente de diferenciação, ou individuação, para trazer a individualidade à consciência..."
(C.G. Jung, Definitions, CW 6, par. 755)

"Isto... frequentemente faz surgir nos sonhos o símbolo da gravidez psíquica...A criança que está para nascer significa a individualidade que, embora presente, ainda não está consciente"(grifo nosso).
(C.G. Jung, Definitions, CW 6, par. 806)

A meu ver, primeiramente aprendemos a viver como homens entre homens, em uma coletividade humana (processo de Hominização, conforme termo cunhado por Pierre Solié).
Depois aprendemos a nos diferenciar do coletivo, assumimos nossas peculiaridades e singularidade como indivíduos, dentro da coletividade; nos diferenciamos da psicologia coletiva e assumimos nossa psicologia individual e intransferível.
Por fim, damos à luz a nos mesmos como seres psicológicos, acolhemos nossa própria individualidade enquanto indivíduos que fazem parte de uma coletividade...
Nascemos primeiro da Mãe, depois do Pai e por fim de nos mesmos...

Tarefa e descoberta infindável de quem somos, que se desdobra ao longo da vida toda...
Uma grande aventura...

Quando acreditamos saber quem somos, podemos ser surpreendidos por alguma descoberta em alguma situação que a vida ainda não havia proposto, uma situação ainda não vivida...

Por exemplo, quando decidimos acolher, em nossa vida, um desafio e nos lançamos nele de corpo e alma, podemos vir a descobrir de que, talvez, a questão não seja vencer o desafio que se apresenta, mas sim aprender a reconhecer e respeitar o momento de desistir quando este momento se apresenta...
Não um fracasso, mas sim uma grande lição de humildade e maturidade psicológica....
O desafio não veiu para ser vencido, mas sim para nos ensinar a reconhecer e respeitar nossos limites...
Isto não é covardia, é prudência...


Rosanna Pavesi/Outubro 2012



Um comentário:

Claudia disse...

Vim conhecer teu blog e fiquei encantada; sou fã incondicional do autoconhecimento e este assunto me facsina...com certeza passarei mais vezes por aqui; já sou tua seguidora! abraços e bom fim de semana! http://claudiaroma.blogspot.com