domingo, 13 de janeiro de 2013

O ALQUIMISTA...


Presentes do Mar (by Rosan)


SOBRE O MEU TRABALHO...

Vocação descoberta tardiamente...
Minha outra grande paixão...

Há quatro H's que norteiam meu trabalho:
Humanidade, Honestidade
Humildade, Humor...

Jung dizia que
 "... o encontro de duas personalidades
assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas:
se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação...".

Verdadeiro...
Foi ao fazer terapia que descobri minha verdadeira vocação
e sofri uma transformação que  mudou minha vida...
Voltei a estudar, me tornei Psicóloga Clinica e Psicoterapeuta de Abordagem Junguiana.

Hoje, exercendo minha profissão  há mais de quinze anos, transcrevo e dedico este poema,
escrito no papel de cliente há muitos anos atrás,
a todos os alquimistas que conheço em minha profissão e dentre os quais gosto de me incluir e, principalmente,
a meus clientes,
sem os quais não haveria nem alquimia nem transformação mútua possível...

E é  sempre bom lembrar que, tanto como terapeutas e/ou como clientes,  
Somos todos humanos...
A mão do alquimista também treme de vez em quando...


A Pérola do Amor (by Rosan)


O ALQUIMISTA

"Este homem não me amou, nem munca me beijou ou abraçou como homem...
Me magoou, sim, mas não fugiu, ou abandonou, nem me entregou, ou criticou

Uma vez somente gritou, outra me censurou, mas também me endossou
Sua mão tremeu, sim, uma vez só
Mas me olhou, me viu, me ouviu, me falou e silenciou

Me olhou como pessoa, com aquele olhar estranho
Impiedoso e tão cortante, eficiente e arrogante, ou alegre e brincalhão,
Às vezes tão profundo, preocupado, as vezes um pouco ausente, ou irreverente,
Mas sempre com muita compreensão...

Me ouviu pacientemente, bocejou de vez em quando, disfarçou tranquilamente,
mas estava ali, presente.

Me falou quando podia, quando eu lhe permitia
Às vezes com carinho, ou com ternura, outras com ironia, compaixão ou alegria.
Me tirou do escuro e, em silêncio, me devolveu à luz,
Me sacudiu, me ensinou, me emprestou sua energia.

Resgatou todo um passado, devolveu-me em poesia mil palavras corriqueiras.
Dissolveu minhas magoas, libertou minhas muitas lágrimas,
desmanchou meus muitos nós,
acariciou meus pensamentos,
 suavizou meus pesadelos...

Companheiro, sem querer, de uma viagem tenebrosa,
mas também maravilhosa
Este homem me ajudou..."
(Rosan - 1991)

Ao transcrever o poema voltei atrás no tempo e, confesso, hoje, a partir de outra perspectiva, fiquei feliz de reencontrar esta parte de mim que pertence à minha primeira experiência de terapia na vida, experiência alquímica que transformou minha vida de forma tão radical ...

Rosanna Pavesi/Janeiro 2013



Coniunctio: Os Noivos Vão à Cidade  (by Rosan)








Nenhum comentário: