By Paul Klee
O ÓCIO CRIATIVO...
O livro de Domenico De Masi, O Ócio Criativo, foi publicado em 2000 (Sextante).
Nele, o autor tenta fazer uma "operação de futurologia", imaginando o mundo futuro
no qual viveriam as crianças e os jovens do ano 2000,
Situa este "mundo futuro"em 2015...
Extrai alguns pontos que, vistos retrospectivamente hoje - em 2016 -
ainda são um convite a uma reflexão...
by Dirce Schueler
"Sobre criatividade"
"Será sempre e cada vez mais útil.
E como as empresas, à medida que crescem, tendem a se burocratizar,
a luta entre criativos e burocráticos se tornará mais acirrada.
O mesmo acontecerá no plano psicológico
entre a parte criativa e a parte burocrática
que existem dentro de nós".
Fonte: WEB
"Tempo Livre"
Os jovens que terão entre 20 e 40 anos em 2015 disporão de aproximadamente
300 mil horas de tempo livre.
Terão o problema de como gastá-lo,
exatamente como os nobres cavalheiros do século XIX...
Mas a questão é:
serão cavalheiros à la Tocqueville, à la Oscar Wilde,
à la Drácula, à la Gattopardo ou de que outro tipo?
O tédio os levará a refugiar-se nas drogas
ou a se realizarem através da violência?
Ou serão movidos pela liberdade e inventarão novos mundos vitais?
O ócio será o pai de todos os vícios ou de uma virtude?
Serão capazes de transformá-lo em ócio criativo?
Matarão o tempo ou o valorizarão?
Fonte: A Way to Blue-WEB
"Estética"
Esta talvez será a palavra-chave por excelência.
Todas as tecnologias estão se tornando mais potentes, mais rápidas
e mais precisas do que é necessário para o usuário médio.
Portanto, os objetos - tecnologicamente impecáveis -
serão cobiçados não mais com base na sua perfeição técnica,
mas sim no nível da beleza estética,
assim como os serviços serão escolhidos de acordo
com o refinamento e a cortesia que oferecem.
Fonte: WEB
"Ética"
Numa sociedade de serviços, a ética tem cada vez mais
um fundamento prático.
Uma sociedade baseada nos serviços precisa
de mais garantia e confiabilidade do que uma sociedade
baseada em produtos materiais.
Os jovens que no ano 2015 estarão em busca de sucesso
e prestigio social, NÃO poderão se dar ao luxo
de ser desonestos.
Fonte: WEB
"Pedagogia pós-industrial"
É preciso educar para a complexidade e para a descontinuidade,
duas categorias que não devem nos meter medo,
porque estão em plena consonância com a nossa natureza humana.
Quanto mais e melhor uma pessoa é capaz de administrar
a complexidade e a descontinuidade,
mais madura ela é.
O temor de muitas pessoas, digamos quase "apocalíptico" em
relação ao futuro nasce aqui, desta incapacidade de
aceitar a descontinuidade.
Fonte: WEB
"O que mais ensinar?"
Não tanto as novidades já existentes, que logo se tornarão obsoletas,
mas sobretudo os métodos para aprender
a infinidade de coisas novas que estão por vir.
De modo que, qualquer que seja a novidade que surja,
os jovens estarão em condições de assimilá-las com segurança.
Além de ensinar como se usa o último modelo de computador,
é preciso desenvolver a atitude mental que serve para entender
a lógica do computador.
Só assim o computador que aprendo a usar hoje NÃO será
um obstáculo quando for aprender a usar os computadores de amanhã.
Outro princípio pedagógico importante consiste
em assumir como objeto de reflexão e de planejamento
não só o tempo dedicado ao trabalho, mas também ao tempo livre.
Fonte: WEB
Boa reflexão...
Rosanna Pavesi/Outubro 2016
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