quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ABRINDO A CORTINA ... CENA FINAL

noites antigas - by rosan


ABRINDO A CORTINA...


"Pintei o cenário
e o coloquei no prumo;
varri a plateia,
arrumei os bastidores.

No camarim, frutas e champanha:
eu seria a personagem principal.

Depois repassei minhas falas,
provei minhas fantasias,
e me pus a chorar:

numa escada invertida,
nem em cima
nem embaixo, 
passavam estranhas figuras,
grandes demais para mim.

(Eu andava pelo palco,
sem sapatos nem rumo)"



O Bosque - by Rosan


CENA FINAL...

"Postei-me na beira do palco:
terminada a última cena
e a derradeira fala,
o gesto final concluído.

Dobro-me em dois para agradecer,
pois me aplaudem:
pareço uma criança pronta para entrar
numa casa nova.

Se eu erguer o rosto e abrir os olhos,
se pedir papel e caneta
ou meu computador,
poderei reescrever tudo ou parte
do que fiz.

E todos os palcos em todos os teatros
do mundo
terão nessa hora um espetáculo novo.
Pois cada sopro de voz aqui
e cada gesto que se desenha
reverberam por todos os quartos
que se expandem
e corredores que se desenrolam,
na renovação do sonho
e completude do círculo
- para o sempre
do sempre
amém."


sem título - by rosan


(Lya Luft em Múltipla Escolha - Record - 2010).

Diz a autora:

"Há muitas maneiras de encarar a nossa existência...
Neste livro ela é um teatro, e um cenário com muitas portas...

Somos autores e personagens dessa cena complexa..."


A Chuva - by Rosan

Escolhi o poema de abertura do livro (Abrindo a Cortina)
e o poema de fechamento do livro (Cena Final),

Início e fim...

A Pérola do Amor by Rosan


Rosanna Pavesi/dezembro 2017




Nenhum comentário: