sábado, 29 de outubro de 2011

DIA D (RUMMOND) : 31/10

(Rio de Janeiro)

Carlos Drummond de Andrade
31/10/1902 - Itabira - Minas Gerais
                 17/08/1987 - Rio de Janeiro - RJ - aos 84 anos



Sem título - Rosan


Gostaria de deixar aqui uma singela homenagem a Carlos Drummond de Andrade, por ocasião da comemoração da data de seu nascimento: dia 31 de Outubro, carinhosamente apelidado de "Dia D"...

Drummond foi o primeiro escritor e poeta brasileiro que me cativou e com quem aprendi a apreciar a vasta literatura deste país...
Vim para o Brasil já adulta, sem siquer conhecer uma palavra da lingua portuguêsa e sem nada saber da literatura, cultura e costumes deste país. Na época, eu era Tradutora-Intérprete (minha primeira formação) e até aprender razoavelmente o português, eu dava aulas para estrangeiros nos idiomas que eu conhecia, driblando a necessidade de um português fluente. Com facilidade para idiomas, aprendi rápido, apesar de manter um leve sotaque que persiste até hoje...

Porém, com o passar do tempo, percebi algo curioso: eu podia, claro, ler e apreciar as obras da literatura brasileira, mas só de uma forma  intelectual;  eu não conseguia "degustá-las", sentir-lhe o aroma, o gosto...elas não me afetavam, não tocavam minha alma... havia uma distância que parecia intransponível... Me continuavam estrangeiras...De forma que sempre acabava dando prioridade a autores cujos idiomas eu dominava, me sentia a vontade, em casa...

Até que um dia, conversando com alguém, comentei sobre isso e a pessoa me respondeu: "É uma pena, você não sabe o que está perdendo... tente a poesia... leia Drummond de Andrade...". Acolhi o desafio... O primeiro livro que se apresentou foi  Amar se Aprende Amando... O título me cativou...

E aqui estou eu, tanto anos depois, prestando uma homenagem ao poeta que me cativou, me encantou, me fez sonhar, companheiro de muitas horas solitárias, o poeta que soube, com palavras suaves, sensíveis e delicadas, desfazer o feitiço ...



Sem título - Rosan

AO POETA QUE TOCOU MINHA ALMA E SOUBE DESPERTÁ-LA,
MEU MUITO OBRIGADO E MINHA IMENSA GRATIDÃO...


 
 Álém das postagens recentes, também publiquei alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade, que me são especialmente caros, na Página "POESIA E PROSA" (que você acessa no topo do blog).  Com o tempo, com certeza, mais e mais poemas serão acrescentados...

Para quem quiser saber mais, sugiro acessar:   http://www.carlosdrummond.com.br/
com belos depoimentos e o próprio Drummond falando...

Rosanna Pavesi

Nenhum comentário: