domingo, 8 de abril de 2012

MITO E CORPO (1)

Adão e Eva  - by  Martha Telles



AFINANDO O OUVIDO
PARA A VOZ MÍTICA DO CORPO...


Em meados dos anos 70, dois homens se apertaram as mãos pela primeira vez, em meio à neblina de um pier à margem do Pacífico.
Desse encontro mítico nasce a amizade entre um homem já maduro, Joseph Campbell e o então jovem Stanley Keleman.
E por quatorze anos, ambos prosseguiram, fieis a essa afinidade inicial, gerando juntos os seminários anuais que são a base do livro Mito & Corpo, livro este que é o resultado da decantação e destilação dos registros desses seminários, uma edição desse intercâmbio de reflexões sobre mitologia e corpo, uma homenagem de Keleman a Campbell, falecido em 1987.

Ao longo de três postagens, (das quais esta é a primeira), apresentaremos em resumo as idéias principais contidas neste livro que resgata, de forma excepcional, tanto o corpo quanto a mitologia, num casamento feliz...

J. Campbell:
"Mitologia é uma canção, a canção da imaginação inspirada pelas energias do corpo..."

"Os mitos são sonhos coletivos e não devem ser tomados literalmente. Eles são metáforas..."

S. Keleman:
"A mitologia, para mim, é a poética do corpo, cantando sua verdade celular.

O mito é um poema sobre a experiência de ser corporificado e sobre a nossa jornada somática. 
É a canção da criação, a experiência genética que organizou um jeito de cantar, dançar, pintar, contar histórias, que transmitem essa experiência aos outros..."

"Sei que a experiência é um evento corporificado, e o mito, como um processo organizativo, o modo que temos para ordenar a experiência somática.
Os mitos dramatizam a experiência de nossa corporificação e identificam a voz que está falando mais alto em determinado momento..."

"A nossa estrutura corporal determina um modo mítico de pensar e nos dá identidade..."

"Os mitos falam do corpo. A metáfora baseia-se no corpo. Ela é experiencial.
No mito, eu busco o corpo - as suas formas, expressões e atitudes emocionais.
A produção de corpo, o aprofundamento dos repertórios de sentimento e ação, é o que os mitos prometem..."


Mito&Corpo é construido em cinco partes :

PARTE I: Estabelece a idéia de que os mitos descrevem as experiências do corpo. Eles são, na verdade, metáforas para estados corporais internos, experiências e desenvolvimento. Os mitos também ajudam o corpo a organizar e incorporar a experiência.

Nos dias de hoje, os mitos não estão mais enraizados na experiência corporal.
Nós priorizamos as imagens e os símbolos do corpo, as suas funções cerebrais. Isso nos conduz a uma Terra Devastada moderna. Nós negamos o corpo como fonte de conhecimento.

PARTE II: Explora o corpo como processo, fonte de imagens somáticas e histórias. Embora o mito fale do corpo e das suas respostas internas, na prática isso não é mais verdade para a maioria das pessoas.

Cada vez mais corporificamos e incorporamos imagens externas que não têm ressonância interior. Em nosso esforço para aceitar os papeis impostos pela sociedade, vivemos uma vida de imagens, desenraizada de nossa natureza. O propósito da Prática de Corpar é reestimular as imagens do próprio corpo.

PARTE III: Considera a nossa corporificação como a jornada do heroi - uma jornada essencial à nossa natureza somática, aprofundando-a e proporcionando-lhe individualidade.

PARTE IV: Considera o estágio seguinte da jornada do heroi - o sentido de ser um adulto maduro. Começamos a reconhecer que as histórias que contamos, as histórias de nossa vida, falam de nossa corporificação.

PARTE V: Explora as maneiras de viver uma vida somática, mítica. Com o corpo, podemos aprender a viver e a dar forma para suas respostas.
Viver uma vida somática é viver uma vida mítica.
(grifo nosso)


Rosanna Pavesi/Abril 2012

Fonte: Stanley Keleman, Mito & Corpo - Uma Conversa com Joseph Campbell -  ( São Paulo, SP, Summus Editorial, 2001)

Nenhum comentário: