domingo, 29 de abril de 2012

MITO E CORPO (3): PARTE III, PARTE IV, PARTE V



 
Adão e Eva (by Martha Telles)


PARTE III

A JORNADA DO HEROI: O INCONSCIENTE SOMÁTICO
O mito do heroi fala do crescimento e da subjetividade do adulto


Os contos falam de como é possível usar a si mesmo física, emocional e imaginativamente, para organizar as três camadas que herdamos - a ecto, a meso e a endo - e, em seguida, compartilhar nossas experiências com os outros.
O mito do heroi é sobre corporificação e Keleman utiliza Parsifal como exemplo de um dos mitos formativos do Ocidente.

Segundo Keleman, Parsifal é uma história que fala de como usamos a nós mesmos e nos formamos diante dos desafios de nossa vida. A busca de Parsifal é encontrar uma maneira de desenvolver a compaixão e a empatia. Com essas novas qualidades, ele cria um relacionamento com o "rei", abrindo-se ao transcendente. Parsifal traz a compaixão, a compreensão e o respeito para dentro de nossa vida.

Há uma verdade emocional, biológica:
usar a si mesmo para gerar e expressar compaixão e compreensão, respeitar o próprio processo e reconhecê-lo no outro.
Nesse sentido, embriologia é cosmologia e o  processo somático é um drama evolucionário, a nossa cosmologia pessoal.

A quem o Graal serve?  


PARTE IV: INICIAÇÃO...


Aprofundando a nossa humanidade somática...

A humanidade somática é o reconhecimento de uma semelhança de respostas entre nós mesmos e os outros...
Segundo Keleman, nós nos distanciamos dos laços de sangue como referência e destino.
Mas tornar-se uma pessoa madura, a pessoa que você está designada  a ser, é saber quem você é: conhecer o seu destino - como ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo.
A tarefa é reconhecer o divino mistério da reprodução, da comunicação, o mistério da morte e da transformação.
Sentir, realmente o gosto disso, é aprofundar a experiência de vida.

Nietzsche fala de Amor Fati...
"As Parcas guiam aqueles que querem. Os que não querem, elas arrastam..."

Contar uma história funciona como um organizador que ajuda a corporificar nossa experiência.
As histórias falam de como o nosso soma se cria, cresce e desaparece.
O organismo conta para si mesmo histórias sobre o crescer, sobre o preparar-se para crescer.

A experiência corporal é a chave. A experiência do seu corpo. O contar histórias sintetiza a experiência somática. Organiza os elementos da experiência numa forma corporal que nos dá uma configuração pessoal, uma direção e até mesmo um senso de significado que é possível vivenciar.
É por isso que Keleman insiste em dizer que é preciso procurar o corpo numa história, em lugar de procurar símbolos e seus significados tão só.

PARTE V: O RETORNO A UMA EXPERIÊNCIA SOMÁTICA






Ser corporificado é participar na migração de uma forma corporal para outra. Cada um de nós é um nômade, uma onda que dura por algum tempo e então assume uma nova forma somática. Essa transformação perpétua é o assunto de todos os mitos.
(S. Keleman)

"(...) Porque cada um de nós é como uma pequena chama de uma vida eterna que está em nós.
Nós somos funções de uma vida eterna. Há uma energia inexaurível para acumular essas formas. E é isso o que nós realmente somos. Você se apega a pequenas formas locais. Você precisa descer a uma caverna como aquela de Lascaux para ter essa evidência..."
(J. Campbell)

Quando aprendemos que a transmissão da experiência é somática, descobrimos nosso caminho de volta a uma referência somática.
O processo somático é a fonte primária de auto-referência.
Nós estamos enraizados num campo vivo palpável. É a biosfera, o oceano protoplásmico ao nosso redor, entre nós, em nós...
Pela vida corporal, descobrimos que somos parte de alguma coisa maior do que nós mesmos, algo que é contínuo, apesar de sermos descontinuos.

Sobre a Prática de Corpar

A Prática de Corpar restaura nosso senso de sanidade somática, restabelece o sentimento de sermos uma entidade somática e de estarmos corporificados.
Os Cinco Passos:

Observar:  o  padrão de comportamento identificado;  (Ex.: Postura de orgulho = observar torax, parte posterior do pescoço, boca, garganta, olhos..)
Exagerar : o padrão de comportamento identificado ,fazer mais intensamente;
Desintensificar:  tal padrão, desfazer ligeiramente, desorganizando o padrão,
Esperar : pausa, há um reembaralhamento; 
Reorganizar : dado padrão de comportamento...

Esses cinco passos são as regras para desorganizar e reorganizar formas.
Isto Keleman chama de Psicologia Formativa.

Dados Biográficos

Stanley Keleman, nasceu no Brooklyn, Nova York, em 1931. Diretor do Center for Energetic Studies em Berkeley, California. Pioneiro no estudo da vida do corpo, autor de diversos livros, alguns dos quais traduzidos para o português e editados pela Editora Summus.

Joseph Campbell, educador, autor e editor, estudou nas Universidades de Columbia, Paris e Munique. Autor de um estudo das mitologias mundias publicado em quatro volumes, intitulado As Máscaras de Deus, e de inúmeros outros. Faleceu em 1987.

Notas:
S. Keleman, Mito E Corpo - Uma Conversa com Joseph Campbell,
(São Paulo, Summus editora, 2001)


Ler o livro foi uma experiência notável...
Apliquei a Prática do Corpar a mim mesma, identificando diversos padrões de comportamento e seguindo os passos que Keleman propõe e fiquei surpresa com os resultados...

Mas, na verdade, o que mais apreciei foi essa coniunctio que os autores propõem entre soma e mito e a linguagem inspirada e poética usada ao longo de todo o texto...
Para mim, nem o mito nem o corpo jamais serão os mesmos...
Meu olhar e minha experiência se desorganizaram e reorganizaram de forma nova e surpreendente...
Gostei...

Rosanna Pavesi/Abril 2012






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