segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O ALQUIMISTA...

Eros - by Rosan


Ontem, 27 de agosto, foi o Dia do Psicólogo...

Voltei atrás no tempo, a um tempo quando ainda não era nem psicóloga,
nem psicoterapeuta de abordagem junguiana...
Era, simplesmente, uma cliente em terapia...
Minha primeira vez, num momento muito difícil de minha vida,
quando a terapia fez toda a diferença do mundo...

No final da terapia, entreguei um caderninho ao meu terapeuta,
Um caderninho com alguns poemas que surgiram ao longo do processo...

Transcrevo aqui alguns deles, em homenagem ao trabalho silencioso,
discreto, profundo e humano de todos nós...


Psique - by Rosan


O ALQUIMISTA

Este homem não me amou, nem nunca me beijou, ou abraçou...
Me magoou, mas não fugiu ou abandonou..
Não me entregou, nem criticou, ou julgou...

Uma vez somente gritou, outra me censurou,
mas também me endossou...
Sua mão tremeu, sim, uma vez só...

Mas me olhou, me viu, me ouviu e silenciou.
Me olhou como pessoa, com aquele olhar estranho,
impiedoso e tão cortante, eficiente e arrogante, ou alegre e brincalhão...
Ás vezes tão profundo, preocupado,
às vezes um pouco ausente, ou irreverente mas, sempre,
com muita compreensão.

Me ouviu pacientemente, bocejou de vez em quando, 
disfarçou tranquilamente, mas estava ali, presente.
Me falou quando podia, quando eu lhe permitia...
Ás vezes com carinho, ou com ternura,
outras com ironia, compaixão ou alegria...

Me tirou do escuro e, em silêncio, me devolveu à luz,
me sacudiu, me ensinou, me emprestou sua energia...
Resgatou todo um passado, devolveu-me em poesia, mil palavras corriqueiras...

Dissolveu minhas mágoas, libertou minhas muitas lágrimas,
desmanchou meus muitos nós, acariciou meus pensamentos,
suavizou meus pesadelos...
Companheiro, sem querer, de uma viagem tenebrosa,
mas também maravilhosa...

Este homem me ajudou...



Sem título - by Rosan


A CONSULTA

Do que vou falar hoje?
Não sei por onde começar,,,
Nunca sei...

Nada mais é premente, nem urgente, 
tudo ficou para trás...
Falar do presente, o futuro do passado, o passado do futuro...
Enquanto eu falo, 
ele já se vai...

Falar do futuro?
O futuro não se fala, ele acontece...

Do que vou falar hoje?



by Miró


PESSOAS...

Todas as quartas-feiras, às dezoito e trinta,
encerrou...

Nas mesmas quartas-feiras, às dezoito e trintas,
outra pessoa, outros problemas...

Fumante ou não fumante?
Homem ou mulher?
Jovem ou coroa?
Pontual ou atrasada?
Chata ou interessante?

O que quer deixar para trás,
do que quer se libertar?
O que busca, pois sempre busca...
Será outra maluca?

No meio desta multidão,
o analista nunca sente solidão?




by Rothko


Rosanna Pavesi/Agosto 2017




Nenhum comentário: